Image Map

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Jogo Pedagógico 3 - Jogo do Castelo

Olá!!!

Hoje trouxe mais um jogo para trabalhar Matemática. Nessa proposta é possível explorar as regularidades do quadro numérico.




Materiais: Tabuleiro e 100 fichinhas de EVA para cobrir os números

Para apresentar esse jogo para as crianças é interessante que o professor comece contando a história de alguma princesa (pode ser a preferida da turma) que, no final, iria se casar com o príncipe. Mas, antes do casamento, eles precisavam organizar o castelo para poder receber todos os convidados, afinal eles precisariam ficar hospedados lá, já que um reino é muito distante do outro. A partir daí o professor pode criar uma série de situações nas quais os alunos precisem identificar os números para então cobri-los com as fichinhas. Por exemplo: "A Branca de Neve quer ficar hospedada ao lado dos sete anões mas faz questão de ficar bem longe da bruxa má que está ocupando o quarto 86. Quais quartos ela e os anões poderiam ocupar? Quantos quartos serão necessários?" 
Enfim, é só o professor usar a criatividade para que os alunos tenham que identificar os números e, pouco a pouco, ir trabalhando as regularidades do quadro numérico.
Quando as crianças já estiverem mais autônomas, esse jogo pode ser proposto na mesinha onde todos os números ficam cobertos e, cada um na sua vez, aponta para uma fichinha e diz que número está escondido ali, sem olhar!! Se acertar, pega a fichinha, se errar, passa a vez. Aquele que conseguir mais fichinhas, ganha a partida.

Espero que tenham gostado de mais essa sugestão!

Beijos!!!

Carol Sales


Contato: lanaminhaescola@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá Boa noite! Sou professora Aldaires e trabalho com a turma do 3°ano, amei essa atividade do jogo do Castelo como faço para adquirir esse material?

    ResponderExcluir