Image Map

terça-feira, 12 de abril de 2016

Meu diário


Olá pessoal!!!


Uma das coisas que mais gosto como professora é planejar e registrar tudo: o que deu certo, o que não deu, quem avançou, quem me surpreendeu, quem está com dificuldades e em quê, enfim.... Adoro escrever!!!
Cada ano faço um diário diferente pra mim. Nunca uso um caderno convencional. Eu sempre elaboro as páginas de acordo com as minhas necessidades.
Como trabalho há muitos anos em uma mesma rede, já sei o que vou precisar.


Esse da foto é de alguns anos atrás, mas nos últimos anos optei por usar fichário. A cada ano escolho um tema diferente. Em 2014 e nesse ano também, o tema foi Chapeuzinho Vermelho.
Vou listar abaixo as páginas que costumo utilizar, só pra vocês terem uma ideia:
- folha inicial com uma mensagem

Acho essa frase linda demais. Não sei se dá pra ler clicando na foto...rs

- lista de alunos
- calendário escolar
- calendários mensais (após cada mês coloco a mesma sequência de folhas)
- folha de chamada para o primeiro mês já que leva uns dias para chegar a caderneta
- tabela para marcar os materiais escolares recebidos
- observações iniciais sobre os alunos
- cronograma semanal de atividades
- registros da semana

Também costumo colocar, já nos meses certos, uma folha para planejamento de reunião de pais.
E, no final, ficam meus planejamentos de projetos, sequências de atividades e atividades permanentes. Aliás, foi por esse motivo que comecei a optar pelo fichário, pois fica mais fácil anexar os planejamentos que são feitos ao longo do ano.

Para melhor organizar o fichário, faço divisórias para separar os meses. A cada mês coloquei uma ilustração diferente do conto "Chapeuzinho vermelho".


Gente, eu sou apaixonada por contos!!!

Abaixo da ilustração deixei uma pequena lista para marcar o nome dos aniversariantes do mês (para não me esquecer...rs)


Após os meses, coloco 4 divisórias: uma para "Conteúdos", onde coloco o documento da rede em que trabalho com os todos os objetivos e conteúdos da faixa etária que estou trabalhando. Outra com "Atividades Permanentes" que, na verdade, onde trabalho não precisam ser feitas em folha impressa mas adoro registrar tudo o que estou fazendo. Outra com os planejamentos de "Sequências de atividades" e outra com os "Projetos". Por esse motivo optei pelo fichário pois como planejamos 4 vezes no ano, eu só vou anexando os novos planejamentos.



Gosto de usar essas folhas estampadas. Acho que fica fofo!!! Elas vem todas em um mesmo pacote (não me lembro de qual marca é).

Bom, é isso! Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade, é só perguntar.




E vocês, como costumam organizar os registros e planejamentos feitos ao longo do ano?

Beijos! Beijos!

Carol Sales


Contato: lanaminhaescola@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário